Nossa

História

A DESCOBERTA DO CAFÉ

A história mais difundida e contada sobre o início do café no mundo é a lenda do pastor Kaldi. Conta-se que na Abissínia, nas terras altas da atual Etiópia, o pastor observou que suas cabras, enquanto pastavam nas montanhas, agitavam-se ao comer um fruto vermelho de um arbusto. Ao provar as frutas, Kaldi confirmou que eram estimulantes. Desta forma, o café, ainda cru, começou a ser utilizado em infusão e consumido como estimulante pelos árabes.

 

Por volta dos anos 600 A.C., o café saiu da África e chegou à Arábia (Iêmen), país que se tornaria o maior exportador do produto para todo o Oriente Médio; em 1450, o café chegou a Meca e se tornou a principal bebida consumida pelos Árabes.

 

As primeiras cafeterias foram abertas somente em 1475, em Constantinopla, e logo foram chamadas de “escolas" por conta do fluxo de pessoas trocando ideias nos estabelecimentos, fama similar que ganhou em quando chegou em Londres, em 1688, onde ficaram conhecidas com o ”Casa dos Sábios” pelo seu perfil de ponto de encontro para o debate de pensadores.

NOSSOS PRIMEIROS PASSOS

Aberta em 2003 no coração dos Jardins, em São Paulo, o Suplicy Cafés Especiais foi a primeira cafeteria a trazer para o Brasil o conceito de café especial. Até então, mesmo ostentando o título de maior produtor de café do mundo, o brasileiro estava acostumado a consumir apenas um tipo, o mais básico, de café: o tradicional.

 

O café sempre esteve presente na vida dos brasileiros, seja no início da manhã, nas reuniões de negócios, após as refeições... o que não sabíamos é que o café tem muitas vertentes, e que essas possibilidades estavam todas ali, ao nosso alcance.

 

Foi então que Marco Suplicy, um jovem administrador que trabalhava na corretora da família, decidiu mudar essa história. Ele viajou, pesquisou, estudou e abriu sua primeira loja, apresentando um novo conceito para a época: cafés de alta qualidade, oriundos de fazendas brasileiras, cujos grãos eram criteriosamente selecionados e então torrados e moídos na hora, na presença do cliente.

 

Era uma experiência totalmente nova. Pela primeira vez, o consumidor poderia escolher um tipo entre vários, conhecer mais sobre a fazenda de origem do seu café, o blend que o formava, a torra que lhe fornecia aquele aroma. E, assim, desenvolver seu paladar. O café, como o vinho, tem características diferentes para paladares diferentes.

 

“As pessoas estranhavam muito no começo, ter que escolher entre tantas opções. Entravam na loja e diziam: ‘eu só quero um café’, mas, aos poucos, pudemos mostrar a diferença”, conta ele, que tem em seus projetos fazer crescer um segmento que hoje representa 5% do mercado de cafés nacionais.

A SUPLICY

HOJE

Avançamos dezessete anos no tempo e ainda nos mantemos fiéis aos valores desde a primeira xícara de café servida. Crescemos e evoluímos sem abrir mão de nossos princípios.

Seguimos lutando para a cada dia deixar o café especial mais acessível a todos os Brasileiros enquanto pagamos o preço justo ao produtor e ajudamos a fazer do mundo um lugar melhor para todos.

A EXPERIÊNCIA CONTINUA

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